MBA EM

Gestão de NEGÓCIOS

Duração

448h - 24 meses

Dias

Terças e Quintas

Horário

19h10 às 22h50

Localização

Campus Paraíso

MBA EM

Gestão de Negócios

Duração

448h - 24 meses

Dias

Terças e Quintas

Horário

19h10 às 22h50

Localização

Câmpus Paraíso

Sobre o curso

Com duração de 24 meses, o MBA em Gestão de Negócios da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa nasceu com o intuito de formar líderes em seus respectivos mercados de atuação. Com base nesse propósito, os candidatos ao MBA em Gestão de Negócios são executivos, administradores, contadores, economistas, engenheiros e profissionais de áreas afins que buscam ingressar na gestão de empresas e de organizações em geral para alcançar a alta liderança. A ESEG proporcionará aos alunos a qualidade no ensino, networking com o mercado e diálogos internacionais. Essas são, portanto, as três principais frentes do curso.

Público-alvo

Executivos, administradores, contadores, economistas, engenheiros e profissionais de áreas afins que possuem pleno perfil de liderança, que tenham experiência de mercado e que tenham concluído regularmente curso de graduação devidamente reconhecido pelo MEC.

DIFERENCIAIS

O MBA em Gestão de Negócios da ESEG apresenta novos elementos em sua metodologia, visando sempre atender aos anseios dos atuais profissionais do mercado.

Durante o programa, o aluno encontrará:

  • Exposições dialogadas do corpo docente composto por professores mestres e doutores com excelente titulação acadêmica e grande experiência profissional nas disciplinas que ministram, aliando teoria e prática;
  • Estudos de caso para que haja uma fina sintonia entre as teorias e práticas adotadas no mundo dos negócios;
  • Exercícios e seminários realizados individualmente e em equipes alternadas, para a geração de networking diferenciado entre os alunos;
  • Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com orientação de um professor especialista;
  • Palestras e fóruns de discussão com temas relevantes e atuais para o melhor aproveitamento das atividades do curso;
  • Debates com líderes de diferentes setores da Economia;
  • Acesso à biblioteca física e digital (mais de 6.500 títulos atualizados no formato digital);
  • Cursos com disciplinas de formação socioemocional no mundo corporativo (Soft Skills e Tomada de Decisões).

Há, também, dois módulos internacionais que serão ministrados por professores que atuam em instituições de ensino de outros países. O propósito é formar alunos com perfil de liderança global, ou seja, que não seja restrito somente ao contexto brasileiro.

Com duração de 12 horas, o módulo internacional é optativo e não apresenta custo adicional. As aulas são ministradas em inglês e compostas pelas disciplinas “Global Strategy” e “Contemporary Topics in Management”. Os alunos participantes receberão um certificado específico.

GRADE CURRICULAR

Empreendedorismo e Modelos de Negócios – 32h

Conteúdo: Conceitos e teorias sobre empreendedorismo. Características do comportamento empreendedor. Análise e oportunidade de mercado. Etapas da construção de um plano de negócio e de marketing. Fontes de recursos para o empreendedorismo: incubadoras e investidores. O cenário da micro e pequena empresa no Brasil. Relatos de sucesso e fracasso em empreendedorismo. Tipos especiais de empreendedorismo: intraempreendedorismo, empreendedorismo social, negócios familiares e born globals. Tipos de negócios. Questões legais de constituição de empresa. 

Gestão ESG – 32h

Conteúdo: Os pilares do pensamento administrativo. As escolas teóricas da Administração. Enfoques teóricos pós-contingenciais e temas futuros em Administração. Estratégia organizacional.  Organizações no atual contexto global. Temas contemporâneos ao estudo organizacional: Sustentabilidade, Ética Organizacional e Responsabilidade Social Empresarial. Ferramentas aplicáveis à tomada de decisão organizacional. ESG (Environmental, Social and Governance) para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Identificação e gerenciamento de riscos. Técnicas de análise de riscos. Avaliação de riscos. Prevenção e controle de perdas. Financiamento de riscos. Elementos para a tomada de decisão sobre riscos.

Contabilidade Empresarial – 32h

Conteúdo: Fundamentos e princípios da contabilidade básica. Análise das demonstrações contábeis, do balanço patrimonial, da demonstração de resultado, da demonstração das origens e aplicações de recursos, da demonstração das mutações do patrimônio líquido, da participação societária e variações do patrimônio líquido. Análise econômico-financeira de situações hipotéticas e verídicas. Contabilidade de custos. Tomadas de decisão abordando métodos de custeio e ponto de equilíbrio. Orçamento operacional e financeiro. Verificação da situação econômico-financeira da empresa por meio dos indicadores de desempenho consagrados no mercado, como liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análise horizontal e vertical.    

Economia Empresarial e Global – 32h

Conteúdo: Os principais conceitos econômicos, como demanda, oferta e as diferentes estruturas de mercado. A mensuração das atividades econômicas. A moeda e o sistema financeiro nacional e mundial. Conceituação e análise da inflação (e seus diferentes tipos) e dos índices de preços. O balanço de pagamentos e a balança comercial. A conta de capital e os regimes cambiais. Análise dos principais modelos de conjuntura e crescimento econômico.

Liderança e Gestão de Talentos – 32h

Conteúdo: Fatores condicionantes e elementos componentes dos modelos de gestão de talentos. Gestão estratégica de pessoas. Gestão de pessoas por competências. Estilos de gestão. Recrutamento e captação. Seleção. Treinamento. Desenvolvimento. Avaliação. Remuneração. A Gestão de Recursos Humanos e seu alinhamento com o mercado de trabalho. Estrutura organizacional e retenção de talentos. Comportamento organizacional sob a perspectiva grupal e individual. Habilidades humanas (pessoais, técnicas e conceituais). Lideranças de equipes e teorias de motivação. Desenvolvimento de equipes. Feedback para aprimoramento de equipes. Gestão da diversidade.

Negócios Internacionais – 32h

Conteúdo: Relações internacionais. Relações econômicas internacionais. Balança comercial. Corrente comercial. Produto interno bruto e sua relação com o comércio internacional. O Brasil no cenário internacional. Participação no comércio internacional. Pauta de importação e exportação. Fluxo de comércio. Tendências globais. Internacionalização de empresas. Conceitos básicos e teorias de internacionalização de empresas. Estratégias de sucesso e fracasso. Desafios para a internacionalização.

Finanças Aplicadas a Negócios – 32h

Conteúdo: Panorama geral do mundo das finanças. Definição de lucro e riqueza. Estruturas de capital (próprio e de terceiros). Taxa mínima de atratividade (TMA). Custo médio ponderado do capital (WACC). Endividamento e benefício fiscal. Quantificação do capital de giro. Avaliação de ativos. Métodos para análise de investimentos (TIR, VPL e Payback). Análise e interpretação de estudos de casos. Conceitos de matemática financeira: juros simples e juros compostos. Tipos de taxas de juros. Operações de desconto. Equivalência de taxas e capitais. Cálculo do valor presente e valor futuro. Séries de pagamentos. Sistemas de amortização mais utilizados: Tabela Price e Sistema de Amortização Constante. Método de análise de fluxos de caixa. Desconto racional composto e desconto comercial. Estatística básica aplicada à gestão de negócios.

Marketing Estratégico – 32h

Conteúdo: Definição e evolução do pensamento em Marketing. Tipos de segmentação e posicionamento em marketing. A gestão de marcas e suas diferentes definições e aplicabilidades. Tipos de mercado e os modelos de comportamento do consumidor moderno. Pesquisa de Marketing. Decisões de Marketing. Marketing estratégico. Gerenciamento de produtos, serviços e estratégias de comunicação e vendas. Marketing de relacionamento. O Marketing no ambiente digital.

Inovação, Gestão do Conhecimento e Transformação Digital – 16h

Conteúdo: Definições de criatividade e inovação. Processo de desenvolvimento da criatividade. Pensamento criativo. Ferramentas de criatividade. Boas práticas de gestão da criatividade no mundo corporativo. Gestão do conhecimento e gestão da inovação. Inovação e criatividade no mundo digital. Proteção do conhecimento.

Gestão de Operações e Logística – 32h

Conteúdo: Fundamentos estratégicos de operações. Processos de produção, gestão da qualidade, gestão da capacidade produtiva, planejamento e controle da produção, de operações e gerenciamento da cadeia de suprimentos. Indústria 4.0. Conceitos de qualidade e sustentabilidade na gestão de operações. Estudos de casos para as reflexões inerentes a esta temática. Os desafios presentes na Gestão de Operações de empresas de diferentes setores, portes e finalidades. Aumento da produtividade, melhoria da qualidade de processos e redução de custos: metodologia Lean Sigma. Sistemas de informação na gestão de operações e logística.

Planejamento Estratégico – 32h

Conteúdo: Conceituação e evolução do pensamento estratégico. As diferenças entre estratégia, tática e operação. As etapas que compõem o planejamento estratégico. A gestão estratégica contemporânea. Análise e interpretação dos ambientes interno e externo das organizações. A visão baseada em recursos e o modelo VRIO. A influência da cultura organizacional na estratégia. O desenvolvimento e os diferentes tipos de estratégias organizacionais. Conceituação e aplicação do BSC-Balanced Score Card como ferramenta de controle na gestão estratégica. Ferramentas de gestão aplicadas à estratégia empresarial (análise SWOT e outras).

Gestão de Projetos – 32h

Conteúdo: Estágios do processo de gerenciamento de projetos. Ciclo de vida de projetos. Ferramenta de projeto MS-Project. As diferentes áreas do conhecimento em projetos especificadas no PMBok do PMI. Aplicação do conhecimento em gerenciamento de projetos em empreendimentos temporários ao longo de sua carreira profissional. Ferramentas associadas ao gerenciamento de projetos (FMEA – Qualidade/risco), JAD (Escopo), PERT (custos). Processos e ferramentas relacionados à maturidade no gerenciamento de projetos: OPM3 e PMMM. Processos e ferramentas relacionados à gestão empresarial de projetos: PO, PMO, Programas, Portfólio e EPM.

Negociação e Gestão de Conflitos – 16h

Conteúdo: Identificação e resolução de conflitos administrando-os de forma adequada por meio de técnicas e habilidades de negociação em diferentes situações. Habilidades de negociação. Gestão de conflitos. Estratégias de resolução de conflitos.  Negociação e mediação de conflitos. 

Simulação Empresarial – Jogos de Empresa – 32h

Conteúdo: Modelagem e simulação empresarial por meio de atividades de compreensão de problemas organizacionais. Construção de modelos causais e de modelos de simulação, por meio de software adequado para esta realidade. As decisões a serem tomadas pelos alunos envolvem as diferentes áreas de uma empresa, como finanças, logística, recursos humanos, marketing, entre outras.

Gestão da Tecnologia da Informação – 16h

Conteúdo: Histórico da gestão estratégica da informação. Metodologia para a gestão estratégica da informação e inovação nos processos. Estágios de uso estratégico da Tecnologia da Informação. A relação da Tecnologia da Informação com os novos modelos organizacionais. Aplicação da estratégia de ERP e CRM nas empresas. Transformação digital no mundo corporativo. Inteligência Artificial no mundo dos negócios.

Metodologia e Trabalho de Conclusão de Curso – TCC – 16h

Conteúdo: Fundamentos de metodologia científica com vistas ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por parte do aluno. Principais técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa e a estrutura fundamental de um trabalho acadêmico.

Módulo Internacional I– GLOBAL STRATEGY

Will discuss leadership theories and practices that build a sustainable, agile, and durable organization. We will understand the development of an organizational structure that is grounded in the business core values and beliefs but is also open to advancement. We will discuss strategic plans and roadmaps that examine where a business is, where it wants to go, and how to get there. Concepts of strategic planning and their applications will be tested on your business. Furthermore, we will look at the role of innovation in family owned businesses will be examined, all examined in the current era of globalization.

 

Módulo Internacional II– CONTEMPORARY TOPICS IN MANAGEMENT

Enhancing contemporary knowledge of marketing and social responsibilities theories and practices will be presented and applied. Will advance participants leadership skill to inspire a vision for the future by developing clear and concise governing principles that contain the rules, processes, and practices that will ensure professional management, sustainable growth, and multigenerational capabilities. These pieces of knowledge are essential for every businesses those aim to achieve sustainable growth.

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