MBA EM

Economia e Gestão

Duração

368h - 12 meses

Dias

Terças e Quintas

Horário

19h10 às 22h50

Localização

Campus Paraíso

MBA EM

Economia e Gestão

Duração

448h - 24 meses

Dias

Terças e Quintas

Horário

19h10 às 22h50

Localização

Câmpus Paraíso

Sobre o curso

A Pós-graduação em Economia e Gestão da ESEG forma e capacita profissionais para atuarem na gestão do mundo corporativo. Estarão aptos para a análise e solução de problemas econômicos gerenciais, contribuindo para a tomada de decisão com ferramentas práticas e consagradas. Também contribui para a eficaz implementação de projetos de todos os portes nas empresas. O curso forma gestores capacitados para analisar e distinguir as tendências emergentes no mundo corporativo.

Objetivos

O curso é uma especialização Lato Sensu que possui como propósito desenvolver e aprimorar habilidades para liderar equipes de trabalho visando a melhor produtividade dos colaboradores. O curso propicia o conhecimento e a utilização de modernas técnicas de economia e gestão, de negociação e de comunicação entre liderança e liderados.

Público-alvo

Todos os profissionais de distintas áreas do mundo corporativo, que desejam direcionar sua carreira para a área de economia e gestão. Também é indicado que profissionais que possuem certa experiência em cargos na área de economia e gestão e que desejam aprofundar seus conhecimentos com as mais modernas técnicas e ferramentas de desenvolvimento gerencial, liderança e economia.

DIFERENCIAIS

O MBA em Economia e Gestão da ESEG apresenta novos elementos em sua metodologia, visando sempre atender aos anseios dos atuais profissionais do mercado.

Durante o programa, o aluno encontrará:

  • Exposições dialogadas do corpo docente composto por professores mestres e doutores com excelente titulação acadêmica e grande experiência profissional nas disciplinas que ministram, aliando teoria e prática;
  • Estudos de caso para que haja uma fina sintonia entre as teorias e práticas adotadas no mundo dos negócios;
  • Exercícios e seminários realizados individualmente e em equipes alternadas, para a geração de networking diferenciado entre os alunos;
  • Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com orientação de um professor especialista;
  • Palestras e fóruns de discussão com temas relevantes e atuais para o melhor aproveitamento das atividades do curso;
  • Debates com líderes de diferentes setores da Economia;
  • Acesso à biblioteca física e digital (mais de 6.500 títulos atualizados no formato digital);
  • Curso com disciplinas de formação socioemocional no mundo corporativo (Soft Skills e Tomada de Decisão).

GRADE CURRICULAR

Fundamentos e princípios da contabilidade básica. Análise das demonstrações contábeis, do balanço patrimonial, da demonstração de resultado, da demonstração das origens e aplicações de recursos, da demonstração das mutações do patrimônio líquido, da participação societária e variações do patrimônio líquido. Análise Econômico-Financeira de situações hipotéticas e verídicas. Contabilidade de Custos. Tomada de decisões abordando métodos de custeio e ponto de equilíbrio. Orçamento Operacional e financeiro. Verificação da situação econômico-financeira da empresa através dos indicadores de desempenho consagrados no mercado como liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análise horizontal e vertical.

Conceitos de matemática financeira: Juros Simples e Juros Compostos. Tipos de Taxas de Juros. Operações de Desconto. Equivalência de taxas e capitais. Cálculo do valor presente e valor futuro. Séries de Pagamentos. Sistemas de amortização mais utilizados: Tabela Price e Sistema de Amortização Constante. Método de análise de fluxos de caixa. Desconto racional composto e desconto comercial. Estatística básica aplicada à gestão de negócios. Tópicos de probabilidade e de estatística. Mensuração de retorno e de volatilidade.

Os principais conceitos econômicos, como demanda, oferta e as diferentes estruturas de mercado. A mensuração das atividades econômicas. Sistema financeiro nacional (SFN) e mundial. Políticas econômicas: monetária e fiscal. Inflação e regime de metas de inflação, canais de transmissão da política monetária. Trajetória da relação dívida/PIB e percepção de risco. Análise de conjuntura econômica doméstica e global.

Os pilares do pensamento administrativo. As escolas teóricas da Administração. Enfoques teóricos pós contingenciais e temas futuros em Administração. Estratégia Organizacional. Organizações no atual contexto global. Temas contemporâneos ao estudo organizacional: Sustentabilidade, Ética Organizacional e Responsabilidade Social Empresarial. Ferramentas aplicáveis à tomada de decisão organizacional. ESG (environmental, social and governance) para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Identificação e gerência de Riscos.

Conceitos introdutórios de risco e retorno. Eficiência de mercado e Teoria das Carteiras. Estratégia de administração e avaliação de performance de carteiras. Princípios de diversificação. Ineficiência e anomalias de mercado. Conceitos de arbitragem e de finanças comportamentais. Ativos e o Asset Liability Management (ALM). Ética, regulação e tributação em investimentos.

Conceituação e evolução do pensamento estratégico. As diferenças entre estratégia, tática e operação. As etapas que compõem o planejamento estratégico. A gestão estratégica contemporânea. Análise e interpretação dos ambientes interno e externo das organizações. A Visão Baseada em Recursos e o Modelo VRIO. A influência da Cultura Organizacional na estratégia. O desenvolvimento e os diferentes tipos de estratégias organizacionais. Conceituação e aplicação do BSC-Balanced Score Card como ferramenta de controle na gestão estratégica. Ferramentas de gestão aplicadas à estratégia empresarial (análise SWOT e outras).

Estágios do processo de gerenciamento de projetos. Ciclo de vida de projetos. Ferramenta de projeto MS-Project. As diferentes áreas do conhecimento em projetos especificadas no PMBok do PMI. Aplicação do conhecimento em gerenciamento de projetos em empreendimentos temporários ao longo de sua carreira profissional. Ferramentas associadas ao gerenciamento de projetos (FMEA – Qualidade/risco), JAD (Escopo), PERT (custos). Processos e ferramentas relacionados à maturidade no gerenciamento de projetos: OPM3 e PMMM. Processos e ferramentas relacionados à gestão empresarial de projetos: PO, PMO, Programas, Portfólio e EPM.

Fatores condicionantes e elementos componentes dos modelos de gestão de talentos. Gestão estratégica de pessoas. Gestão de pessoas por competências. Estilos de Gestão. Recrutamento e captação. Seleção. Treinamento. Desenvolvimento. Avaliação. Remuneração. A Gestão de Recursos Humanos e seu alinhamento com o mercado de trabalho. Estrutura organizacional e retenção de talentos. Comportamento organizacional sob a perspectiva grupal e individual. Habilidades humanas (pessoais, técnicas e conceituais). Lideranças de equipes e teorias de motivação. Desenvolvimento de equipes. Feedback para aprimoramento de equipes. Gestão da diversidade. Soft Skills.

Identificação e resolução de conflitos administrando-os de forma adequada por meio de técnicas e habilidades de negociação em diferentes situações. Habilidades de negociação. Gestão de conflitos. Estratégias de resolução de conflitos. Negociação e mediação de conflitos.

Histórico da gestão estratégica da informação. Metodologia para a gestão estratégica da informação e inovação nos processos. Estágios de uso estratégico da tecnologia da informação. A relação da Tecnologia da Informação com os novos modelos organizacionais. Aplicação da estratégia de ERP e CRM nas empresas. Transformação digital no mundo corporativo. Inteligência Artificial no mundo dos negócios.

Modelagem e simulação empresarial através de atividades de compreensão de problemas organizacionais. Construção de modelos causais e de modelos de simulação, por meio de software adequado para esta realidade. As decisões a serem tomadas pelos alunos envolvem as diferentes áreas de uma empresa, como no “contexto real”, como finanças, logística, recursos humanos, marketing, entre outras.

Fundamentos de metodologia científica com vistas ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por parte do aluno. Principais técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa e a estrutura fundamental de um trabalho acadêmico.

A Associação Nacional de MBA – ANAMBA tem como missão “Contribuir para a excelência dos cursos de MBA no Brasil”. Seus padrões de qualidade são pautados em critérios internacionalmente reconhecidos e adequados ao contexto brasileiro. A ESEG – Faculdade do Grupo Etapa é membro do seleto grupo de escolas associadas pela ANAMBA, o que representa o compromisso da Faculdade com os parâmetros de qualidade dos cursos de especialização por ela oferecidos e sua afinidade com os projetos da Agência, referência nacional na avaliação da educação executiva no ensino
superior.

O PRME é reconhecido como uma plataforma global das Nações Unidas (ONU) de engajamento voluntário para as escolas de negócios e outras instituições de ensino superior. Seus seis princípios são inspirados em valores internacionais, como os Dez Princípios do Pacto Global das Nações Unidas, sendo eles: propósitos, valores, metodologia, pesquisa, parcerias e diálogo. Ao aderir ao PRME, a ESEG – Faculdade do Grupo Etapa manifesta sua convicção de que, por meio da integração dos valores universais ao currículo e à pesquisa, pode contribuir para um mercado global mais estável e inclusivo, ajudando a construir sociedades prósperas e bem-sucedidas.

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