MBA EM

Gestão de Finanças

Duração

368h - 12 meses

Dias

Sextas e Sábados

Horário

19h10 às 22h50 e das 9h às 13h

Localização

Campus Paraíso

MBA EM

Gestão Financeira

Duração

448h - 24 meses

Dias

Terças e Quintas

Horário

19h10 às 22h50

Localização

Câmpus Paraíso

Sobre o curso

Com duração de 12 meses, o MBA em Gestão de Finanças da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa adota as mais avançadas metodologias de ensino aplicadas ao mundo financeiro e alia os benefícios trazidos pelo aprendizado das modernas ferramentas de gestão financeira, com a possibilidade da construção compartilhada de soluções de problemas reais do cotidiano das organizações. O curso também possui o propósito de desenvolver competências para o planejamento de operações financeiras em um contexto estratégico, visando a sustentabilidade das organizações e instituições financeiras. Além disso, busca formar executivos financeiros por meio da capacitação de seus participantes em conceitos e práticas financeiras. Com isso, a pós-graduação permitirá aos participantes uma reflexão teórica, conceitual e metodológica de finanças; e promoverá o encontro com profissionais da área, buscando a troca de múltiplas experiências profissionais.

Público-alvo

Executivos, administradores, contadores, economistas, engenheiros e profissionais de áreas afins que possuem pleno perfil de liderança, que tenham experiência de mercado e que tenham concluído regularmente curso de graduação devidamente reconhecido pelo MEC.

DIFERENCIAIS

O MBA em Gestão de Finanças da ESEG apresenta novos elementos em sua metodologia, visando sempre atender aos anseios dos atuais profissionais do mercado.

Durante o programa, o aluno encontrará:

  • Exposições dialogadas do corpo docente composto por professores mestres e doutores com excelente titulação acadêmica e grande experiência profissional nas disciplinas que ministram, aliando teoria e prática;
  • Estudos de caso para que haja uma fina sintonia entre as teorias e práticas adotadas no mundo dos negócios;
  • Exercícios e seminários realizados individualmente e em equipes alternadas, para a geração de networking diferenciado entre os alunos;
  • Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com orientação de um professor especialista;
  • Palestras e fóruns de discussão com temas relevantes e atuais para o melhor aproveitamento das atividades do curso;
  • Debates com líderes de diferentes setores da Economia;
  • Acesso à biblioteca física e digital (mais de 6.500 títulos atualizados no formato digital);
  • Cursos com disciplinas de formação socioemocional no mundo corporativo (Soft Skills e Tomada de Decisão).

GRADE CURRICULAR

Conceitos de matemática financeira e estatística aplicados à gestão dos negócios.

Fundamentos e princípios de Contabilidade Básica. Análise das Demonstrações Contábeis, do Balanço Patrimonial, da Demonstração de Resultado, da Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos, da Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, da Participação Societária e Variações do Patrimônio Líquido. Análise Econômico – Financeira de situações hipotéticas e verídicas.

Principais conceitos econômicos (demanda, oferta e as estruturas de mercado). Mensuração das atividades econômicas. A moeda e o sistema financeiro nacional e mundial. Conceituação e análise da inflação e dos índices de preços, do balanço de pagamentos, da balança comercial, da conta de capital e regimes cambiais. Análise dos principais modelos de conjuntura e crescimento econômicos.

Sistema orçamentário, orçamento anual, planejamento e controle de projetos, controle dos resultados, orçamento de vendas, da produção e da mão-de-obra, orçamento das despesas comerciais e administrativas, orçamento de caixa, análise do orçamento empresarial.

Fundamentos do direito empresarial e tributário; fontes do direito; empresarial; registro empresarial; sociedades comerciais; contratos mercantis; fusões, incorporações e cisões de sociedades; lei das sociedades por ação; falência e concordata; fontes do direito tributário; competência e obrigações tributárias; código tributário nacional, estadual e municipal. Código de Defesa do Consumidor: conceitos e relação entre consumidor e fornecedor. Política brasileira das relações de consumo.

Gestão de Pessoas com Base em Competência. Avaliação de competências. Gestão da remuneração.

Análise dos diversos tipos de projetos de investimentos.

Análise do demonstrativo de resultados. Custeio por contribuição e por absorção. Análise do trinômio custo, volume e lucro. Decisão de preço. Custo abc. Custeio por processos. Custos de produtos conjuntos.

Sistema financeiro brasileiro e internacional (histórico e principais características atuais). Mercado de Renda Fixa. Debêntures. Mercado monetário. Títulos públicos e política monetária. Mercado de Renda Variável. Emissão de ações. Eficiência informacional de mercados.

Definição de risco de ativos empresariais. De risco dos contratos derivativos. Determinação do value‐atrisk em função do prazo, volume, riscos do mercado, correlação entre mercados, nível de significância e veja. Duração, convexidade e imunização. Valores em risco versus patrimônio líquido e versus capital de giro. Gerenciamento de risco.

Panorama geral do mundo das finanças. Definição de lucro e riqueza. Estruturas de capital (próprio e de terceiros). Binômio risco e retorno. Custos do capital (próprio e de terceiros). Taxa mínima de atratividade (TMA). Custo médio ponderado do capital (WACC). Endividamento e beneficio fiscal. Quantificação do capital de giro. Avaliação de ativos. Análise e interpretação de estudos de caso.

Contrato futuro, a termo, de opção, de swaps. Diversos tipos de operações com derivativos como hedging, arbitragem, especulação. Capitalização contínua, futuro de taxas de juros. Títulos com ou sem rendimentos. Hedging com futuros e com opções. Swaps de moedas e de juros. Inúmeros fatores que exercem influência no preço do mercado de opções.

Cálculo do capital de giro. Definição de lucro, caixa e capital de giro da organização. Ciclo operacional da organização: prazos médios e rotação dos estoques da empresa, contas a receber e pagamentos diversos. Administração do capital de giro. Análise das principais dificuldades na gestão do capital de giro das empresas. Análise e interpretação de estudos de caso.

Modelagem de projeção de fluxo de caixa, DRE e balanço patrimonial. Projeção de vendas. Dos custos de produção do período. De custos de produtos vendidos com base na movimentação de estoques. Projeção do capital de giro necessário. Projeção do fluxo de caixa operacional. Projeção do resultado de equivalência patrimonial.

Palestras e debates sobre tópicos emergentes em Finanças (crise financeira. Futuro de mercado financeiro) com palestrantes de empresas do setor financeiro.

Desenvolvimento de competências gerenciais, comportamentais e tecnológicas para liderar equipes, visando a alta performance. Aplicação de técnicas modernas de comunicação e conceitos de psicologia relacionados ao processo de liderança. Desenvolvimento de habilidades para liderança de equipes de forma assertiva e empática.

Desenvolvimento de competências gerenciais e um conjunto de habilidades visando a resolver problemas e tomar decisões na área financeira. Ferramentas para o processo decisório na área financeira. Estudos de Casos.

Trabalho de final de curso com tema escolhido pelo aluno e sob a orientação de um docente especializado.

Investimento

Clique aqui e receba informações sobre a mensalidade

Inscreva-se

logo-eseg-branco-data-science.png
Telefone: (11) 2187-1230
WhatsApp: (11) 2187-1056

Rua Apeninos, 960 – Paraíso –
São Paulo – SP – CEP 04104-020

Rua Vergueiro, 1951 – Vila Mariana –
São Paulo – SP – CEP 04101-000