MBA EM

Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis

Duração

464h - 18 meses

Dias

Terças e Quintas

Horário

19h10 às 22h50

Localização

Campus Paraíso

MBA EM

Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis

Duração

448h - 24 meses

Dias

Terças e Quintas

Horário

19h10 às 22h50

Localização

Câmpus Paraíso

Sobre o curso

Com duração de 18 meses, o curso de MBA em Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa é destinado a executivos, administradores, contadores, economistas, engenheiros e profissionais de áreas afins que possuem interesse em gestão de projetos. A ESEG proporcionará aos alunos a qualidade no ensino, networking com o mercado e diálogos internacionais. Estas são, portanto, as três principais frentes de nosso curso, expostas em nossa metodologia.

Público-alvo

Executivos, administradores, contadores, economistas, engenheiros e profissionais de áreas afins que possuem interesse em gestão de projetos e que tenham concluído regularmente curso de graduação devidamente reconhecido pelo MEC.

DIFERENCIAIS

O MBA em Gestão de Projetos e Metodologias Ágeis da ESEG apresenta novos elementos em sua metodologia, visando sempre atender aos anseios dos atuais profissionais do mercado.

Durante o programa, o aluno encontrará:

  • Exposições dialogadas do corpo docente composto por professores mestres e doutores com excelente titulação acadêmica e grande experiência profissional nas disciplinas que ministram, aliando teoria e prática;
  • Estudos de caso para que haja uma fina sintonia entre as teorias e práticas adotadas no mundo dos negócios;
  • Exercícios e seminários realizados individualmente e em equipes alternadas, para a geração de networking diferenciado entre os alunos;
  • Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com orientação de um professor especialista;
  • Palestras e fóruns de discussão com temas relevantes e atuais para o melhor aproveitamento das atividades do curso;
  • Debates com líderes de diferentes setores;
  • Acesso à biblioteca física e digital (mais de 6.500 títulos atualizados no formato digital);
  • Cursos com disciplinas de formação socioemocional no mundo corporativo (Soft Skills e Tomada de Decisão).

GRADE CURRICULAR

Análise de Viabilidade Econômica de Projetos (24h)
Conceitos de matemática financeira: juros. Tipos de taxas de juros. Operações de desconto. Equivalência de taxas e capitais. Cálculo do valor presente e valor futuro. Séries de pagamentos – séries uniformes antecipadas, postecipadas e diferidas. Sistemas de amortização mais utilizados: tabela price e sistema de amortização constante. Método de análise de fluxos de caixa. Desconto racional composto e desconto comercial. Fundamentação de projetos de investimentos. Identificação e aplicação das metodologias destinadas a aplicabilidade em projetos. Estudos de Casos.

Economia Empresarial (24h)
Os principais conceitos econômicos, como demanda, oferta e as diferentes estruturas de mercado. A mensuração das atividades econômicas. A moeda e o sistema financeiro nacional e mundial. Conceituação e análise da inflação (e seus diferentes tipos) e dos índices de preços. O balanço de pagamentos e a balança comercial. A conta de capital e os regimes cambiais. Análise dos principais modelos de conjuntura e crescimento econômico.

Gestão de Portfólio / PMO, Integração de projetos e Governança em Projetos (24h)
Gerenciamento de integração do projeto. Processos e fases da identificação, definição, combinação, unificação e coordenação dos diversos processos de gerenciamento de projetos. Gerenciamento de projetos pelo Project Management Institute-PMI. Tipos de Escritório de Projetos-PMO e os benefícios do PMO. Conceito de Governança Corporativa. Governança e objetivos estratégicos. Responsabilidade e estruturas de decisão. Modelos e normas relativas à Governança de Projetos.

Marketing em Projetos (16h)
A natureza do Marketing. A história do Marketing, as diferentes práticas de administração e sua evolução. O composto de Marketing e os impactos no desenvolvimento de projetos. O planejamento da ação de Marketing, a segmentação de mercado, o mercado-alvo, o posicionamento e a venda. Os sistemas de informações e a inteligência artificial em Marketing.

Fundamentos em Projetos e Integração (24h)
Project Management Institute – PMI (maior associação do gênero no mundo). A história do Gerenciamento de Projetos. A contextualização do Gerenciamento de Projetos. Portfólio / carteira de projetos. Gerenciamento de programas. Escritório de programas e de projetos. Tendências do macroambiente em estratégias e projetos.

Gestão do Escopo, Tempo, Custo e Qualidade (24h)
Conceituação do escopo. Definição dos produtos a serem entregues. Estrutura analítica do projeto (Work Breakdown structure). Cronograma. Plano de gerenciamento do escopo e do tempo. Processos envolvidos em planejamento, estimativa, orçamento e controle de custos. Formatos de relatório. Plano de gerenciamento dos custos do projeto. Planejamento, garantia e controle da qualidade em projetos. Certificações de qualidade. Avaliação do desempenho de processos por meio das ferramentas da qualidade e das medidas de confiabilidade. Metodologia Seis Sigma.

Gestão de Recursos Humanos, Comunicação e Partes Interessadas (24h)
Fatores condicionantes e elementos componentes dos modelos de gestão de talentos. Gestão estratégica de pessoas em projetos. Estilos de gestão. A Gestão de Recursos Humanos e seu alinhamento com o mercado de trabalho. Planejamento das comunicações. Disponibilização das informações necessárias às partes interessadas no projeto no momento conveniente. Relatório de desempenho. Coleta e distribuição das informações sobre o desempenho dos projetos. Gerenciamento das partes interessadas.

Gestão de Riscos, Aquisições e Contratos (24h)
Conceituação, identificação, análise, respostas assertivas, monitoramento / controle e planejamento do gerenciamento da gestão de riscos em um projeto. Técnicas de Gerenciamento de Riscos. Planejamento de compras, aquisições e contratações. Critério de escolha de fornecedores. Administração de contratos e técnicas de negociação.

Gestão Ágil em Projetos (24h)
Definição das abordagens e práticas ágeis de gerenciamento de projetos mais adotadas no Brasil e no mundo. Principais conceitos. Diferenciação entre projetos tradicionais e projetos ágeis. Técnicas ágeis de gerenciamento de projetos. Manifesto Ágil. Método Scrum, papéis, responsabilidades e ferramentas da Gestão Ágil.

Ágil Escalonado (24h)
Conjunto de práticas ágeis que são escalonadas para serem utilizadas por um conjunto maior de times e pessoas. Princípios e benefícios para as empresas. Tipos de Ágeis Escalonados mais adotados no Brasil e no mundo (SAFe, Scrum@Scale, Nexus e LeSS). 

Projetos de Produto (24h)
Estruturação de projetos de produto. Processo de desenvolvimento de produto. Ciclo de vida do Projeto x Ciclo de Vida do Produto. Gestão de Projetos no lançamento de novos produtos e serviços. Gerente de Projetos, Gerente de Produto e Product Owner. Roadmap de produto e Time to Market. Alinhamento sobre o que precisa ser feito (“building the product right”).

Práticas no Terceiro Setor (24h)
Elaboração, implementação e avaliação de projetos e ética no Terceiro setor. O papel das Organizações da Sociedade Civil (OSCs) no Terceiro Setor. Conexões com o mercado. Políticas públicas, marco regulatório e comunicação de resultados e prestação de contas no Terceiro Setor. Diversidades socioculturais de cada território. Gestão e liderança de voluntários. Captação de recursos e parcerias inovadoras. Estratégia, cooperação, gestão financeira e de pessoas no Terceiro Setor.

Projetos de Empreendedorismo (24h)
Estruturação de planos de negócios. Business Case. Construção de Pitch Deck. Projetos de expansão / Deploy de capital. Conceitos e teorias sobre empreendedorismo. Características do comportamento empreendedor. Análise e oportunidade de mercado. Etapas da construção de um plano de negócio. Fontes de recursos para o empreendedorismo: incubadoras, aceleradoras e investidores. O cenário da micro e pequena empresa no Brasil. Relatos de sucesso e fracasso em empreendedorismo. Tipos especiais de empreendedorismo: intraempreendedorismo, empreendedorismo social, negócios familiares e born globals. Tipos de negócios.

Gestão de Megaprojetos (24h)
Definição de Megaprojetos. Importância e desafios dos Megaprojetos (previsões inadequadas de prazo, custos e benefícios). Megaprojetos como organizações sistêmicas. Riscos em Megaprojetos. Gestão da mudança e crises. Técnicas e boas práticas emergentes para atender aos desafios da gestão de megaprojetos.  Megaprojetos e os seus impactos na sociedade.

Big Data e Machine Learning (40h)
O papel da ciência de dados. Aplicação do Big Data e Machine Learning no Gerenciamento de Projetos. Estruturação de Projetos de Big Data/Machine Learning. Compreensão dos 5 “Vs” do Big Data: Volume, Veracidade, Variedade, Velocidade e Valor. Etapas da ciência de dados: compreensão do negócio, compreensão dos dados, preparação dos dados, modelagem, avaliação, desenvolvimento e conclusão.

Negociação e Administração de Conflitos (24h)
Identificação e resolução de conflitos administrando-os de forma adequada por meio de técnicas e habilidades de negociação em diferentes situações. Habilidades de negociação. Gestão de conflitos. Estratégias de resolução de conflitos. Negociação e mediação de conflitos. 

Liderança (24h)
Definição de liderança. Lideranças de equipes e teorias de motivação. Motivação como ferramenta de liderança. Desenvolvimento de equipes. Feedback para aprimoramento de equipes. Liderança na era das competências. Liderança transformacional.

Ética, Inovação e Sustentabilidade (16h)
Conduta ética do gerente de projeto. Integridade e profissionalismo. Contribuição para knowledge base do gerenciamento de projetos. Incremento da competência individual. Balanceamento dos interesses dos stakeholders. Interação com a equipe e stakeholders com profissionalismo e cooperaçãoCódigo de Ética e de Conduta Profissional para o PMI. Inovação em Gestão de Projetos. Definição de projetos sustentáveis. “Triple bottom line” (People, Planet, Profit).

Inteligência Emocional (16h)
Inteligência emocional para gerentes de projetos. Conceito de inteligência emocional. Obtenção de resultados positivos de equipes, na execução de projetos. Habilidades interpessoais. Ferramentas e orientações para melhorar a inteligência emocional. Benefícios do aumento da inteligência emocional do gerente de projetos e sua equipe.

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC (16h)
O método científico e a abordagem científica dos problemas. Os desenhos e problemas de pesquisa. Métodos quantitativos e qualitativos. Indução e dedução. A formulação e delimitação de um problema de pesquisa. Universos e amostragem. Levantamento e crítica à bibliografia disponível. Dados primários e dados secundários. Hipóteses e proposições. Técnicas de pesquisa: entrevista e questionário; enquete; observação participante; estudos de casos; etnografia. Análise dos dados e formulação de conclusões. Normas da ABNT para citações, capitulação e referências. A estrutura básica de um projeto de pesquisa. Principais técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa e a estrutura fundamental de um trabalho acadêmico.

Investimento

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