MBA EM

Gestão de TI

Duração

396h - 24 meses

Dias

Terças e Quintas

Horário

19h10 às 22h50

Localização

Campus Paraíso

MBA EM

Gestão de Negócios

Duração

408h - 24 meses

Dias

Terças e Quintas

Horário

19h10 às 22h50

Localização

Câmpus Paraíso

Sobre o curso

Com duração de 24 meses, o curso de MBA em Gestão de TI da ESEG – Faculdade do Grupo Etapa é destinado a profissionais de áreas afins que prestam serviços ou gostariam de atuar em departamentos de TI de grandes empresas, conduzindo projetos (novos ou em andamento) com sucesso, por meio de ferramentas de gestão práticas e inovadoras. O curso também habilita os profissionais a elaborar e implementar soluções ou serviços de TI, adotando modernos modelos de governança.

Público-alvo

Executivos, administradores, contadores, economistas, engenheiros e profissionais de áreas afins que possuem interesse em gestão de TI e que tenham concluído regularmente curso de graduação devidamente reconhecido pelo MEC.

DIFERENCIAIS

Durante o programa, o aluno encontrará:

  • Exposições dialogadas com o corpo docente composto por professores doutores com ampla experiência em Gestão de TI;
  • Estudos de caso para que haja uma fina sintonia entre as teorias e práticas adotadas no mundo da gestão de TI;
  • Exercícios e seminários realizados individualmente e em equipes alternadas, para a geração de networking diferenciado entre os alunos;
  • Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com orientação de um professor especialista;
  • Palestras e fóruns de discussão com temas relevantes e atuais para o melhor aproveitamento das atividades do curso;
  • Debates com líderes de diferentes setores da Gestão de TI.

O curso oferece, também, um módulo internacional, que será ministrado por professor que atua em instituições de ensino de outros países. O intuito é formar alunos com perfil de liderança global em TI, isto é, que não seja restrito somente ao contexto brasileiro.

Com duração de 12 horas, o módulo internacional é optativo e sem custo adicional. As aulas são ministradas em inglês e apresentam como temática “Advanced Topics in Information Technology”. Os alunos participantes receberão um certificado específico.

No MBA em Gestão de TI, os alunos aprenderão a utilizar ferramentas para conduzir projetos de TI (novos ou já em andamento) com sucesso.

Além de competências técnicas específicas para a gestão de TI, os alunos receberão técnicas e ferramentas para resolver problemas e desenvolver habilidades interpessoais (soft skills) demandadas no mundo corporativo.

GRADE CURRICULAR

Conteúdo: Panorama geral do mundo das finanças. Definição de lucro e riqueza. Estruturas de capital (próprias e de terceiros). Taxa mínima de atratividade (TMA). Custo médio ponderado do capital (WACC). Endividamento e benefício fiscal. Quantificação do capital de giro. Avaliação de ativos. Métodos para análise de investimentos (TIR, VPL e Payback). Análise e interpretação de estudos de casos de Gestão Financeira em TI.

Conteúdo: Estágios do processo de gerenciamento de projetos. Ciclo de vida de projetos. Ferramenta de projeto MS-Project. As diferentes áreas do conhecimento em projetos especificadas no PMBok do PMI. Aplicação do conhecimento em gerenciamento de projetos em empreendimentos temporários ao longo de sua carreira profissional. Ferramentas associadas ao gerenciamento de projetos (FMEA – Qualidade/risco), JAD (Escopo), PERT (custos). Processos e ferramentas relacionados à maturidade no gerenciamento de projetos: OPM3 e PMMM. Processos e ferramentas relacionados à gestão empresarial de projetos: PO, PMO, Programas, Portfólio e EPM. Projetos específicos em TI.

Conteúdo: Definição de Estratégia de Negócios e Estratégia de TI.  Diferenças e aplicações de governança corporativa e de TI. Principais modelos de governança de TI e guias de mercado: ITIL, COBIT, CMMI, BSC.

Conteúdo: Conceito e principais características de um Serviço. Gerenciamento de Serviços. Gestão estratégica e tática de serviços de TI. Gerenciamento de serviços com base no conjunto de melhores práticas baseado no ITIL (Information Technology Infrastructure Library – Biblioteca de Infra-estrutura de Tecnologia da Informação) que identifica o relacionamento das diversas atividades necessárias para entrega e suporte dos serviços de TI.

Conteúdo: Fatores condicionantes e elementos componentes dos modelos de gestão de talentos em TI. Gestão estratégica de pessoas em TI. Gestão de pessoas por competências. Estilos de Gestão. A Gestão de Recursos Humanos e seu alinhamento com o mercado de trabalho na área de TI. Estrutura organizacional e retenção de talentos. Comportamento organizacional sob a perspectiva grupal e individual. Habilidades humanas (pessoais, técnicas e conceituais). Lideranças de equipes de TI e teorias de motivação. Desenvolvimento de equipes. Feedback para aprimoramento de equipes. Gestão da diversidade em TI.

Conteúdo: Gestão da Infraestrutura de TI (melhores práticas). Principais recursos em uma infraestrutura de TI. Análise de estudos de caso de gestão de Infraestrutura de TI.

Conteúdo: Normas internacionais ISO da série 27000 (27001, 27002 e 27701). Fundamentos jurídicos de proteção de dados. Boas práticas de segurança e privacidade no ambiente corporativo.

Conteúdo: Modelos de Gestão de Desempenho em TI. Metas e indicadores de desempenho. Medir, analisar e melhorar o desempenho de times e produtos de TI.

Qualidade de software, Processos e elementos de processo, BPMN, Modelo ágil e terceirização, Modelo de qualidade de software CMMI. Processo de testes de software. Testes em aplicações Web e Mobile. Ambiente de teste de software e automação de testes.

Conteúdo: Conceituação e evolução do pensamento estratégico. As diferenças entre estratégia, tática e operação. As etapas que compõem o planejamento estratégico. A gestão estratégica contemporânea. Análise e interpretação dos ambientes interno e externo das organizações. A Visão Baseada em Recursos e o Modelo VRIO. A influência da Cultura Organizacional na estratégia. O desenvolvimento e os diferentes tipos de estratégias organizacionais. Conceituação e aplicação do BSC-Balanced Score Card como ferramenta de controle na gestão estratégica. Ferramentas de gestão aplicadas à estratégia empresarial (análise SWOT e outras).

Conteúdo: Conceitos de Sistemas de Informação e sua gestão. Tratamento de processos e informações, nas suas diversas formas de uso da TI. Impactos da Tecnologia na gestão organizacional. Sistemas Integrados de Gestão Empresarial (ERP). Fluxo de Informações. E-business. Soluções integradas de TI: Customer Relationship Management (CRM), Supply Chain Management (SCM) e Business Intelligence (BI). Segurança em ERP. ERP na prática.

Conteúdo: Introdução ao compliance. Lei anticorrupção. Auditoria de cultura de compliance. Avaliação dos riscos relacionados ao compliance. Práticas de compliance em TI.

Conteúdo: Introdução ao Direito. Código de propriedade intelectual. Consolidação das leis do trabalho e legislação específica. Estudo dos impactos na sociedade trazidos pela TI. Estudo dos princípios éticos na área de informática. Noções de perícia forense computacional. Aspectos legais de contrato de serviços de TI. Aspectos jurídicos da proteção de dados.

Conteúdo: Definições de criatividade e inovação em TI. Processo de desenvolvimento da criatividade. Pensamento criativo. Ferramentas de Criatividade. Boas Práticas de Gestão da Criatividade no mundo corporativo. Gestão do Conhecimento e Gestão da Inovação. Inovação e Criatividade no mundo digital. Proteção do conhecimento.

Conteúdo: Fundamentos de metodologia científica com vistas ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por parte do aluno. Principais técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa e a estrutura fundamental de um trabalho acadêmico.

Módulo Internacional – “ADVANCED TOPICS IN INFORMATION TECHNOLOGY

Advanced and recent topics in the Information Technology area with an emphasis on current techniques and knowledge in the TI-related world.

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