MBA em

Gestão do Agronegócio

Duração

384h - 14 meses

Dias

Sextas e Sábados

Horário

19h10 às 22h50 e das 9h às 13h

Localização

Campus Paraíso

Pós-graduação em

Gestão do Agronegócio

Duração

448h - 24 meses

Dias

Terças e Quintas

Horário

19h10 às 22h50

Localização

Câmpus Paraíso

Sobre o curso

O MBA em Gestão do Agronegócio é destinado aos profissionais que trabalham ou querem trabalhar nas fazendas e na cadeia produtiva relacionado ao setor como cooperativas, agroindústria, comércio e distribuição de insumos no Brasil. O curso propicia aos profissionais do agronegócio a utilização de técnicas e ferramentas empresariais modernas para o planejamento, controle, organização, direção e avaliação das empresas que trabalham com o Agronegócio brasileiro. O curso visa o desenvolvimento e o aprimoramento de conhecimentos necessários para atender às demandas e impulsionar o setor do Agronegócio, alinhando o desenvolvimento do setor regional com Responsabilidade Socioambiental, visando o desenvolvimento sustentável. O curso aborda temas relativos ao Agronegócio como desenvolvimento e análise de indicadores de rentabilidade, os tributos e o direito no agronegócio, o comércio nacional e internacional e mercados agroindustriais, gestão ambiental e responsabilidade socioambiental e a governança corporativa, além de outros temas relativos ao Agronegócio.

Objetivos

O curso é uma especialização Lato Sensu que possui como propósito a capacitação dos profissionais na utilização de modernas técnicas e ferramentas do mundo corporativo para o planejamento, controle, organização, liderança e avaliação relativas às inúmeras atividades do Agronegócio brasileiro, como produção, transformação e comercialização de atividades do “mundo Agro”.

Público-alvo

O curso é destinado a profissionais graduados que almejam trabalhar ou que já exercem atividades correlatas ao agronegócio e queiram aprofundar conhecimentos na área. Não é necessário graduação ou experiência específica no setor do Agronegócio.

DIFERENCIAIS

O MBA em Gestão do Gestão do Agronegócio da ESEG apresenta novos elementos em sua metodologia, visando sempre atender aos anseios dos atuais profissionais do mercado.

Durante o programa, o aluno encontrará:

  • Exposições dialogadas do corpo docente composto por professores mestres e doutores com excelente titulação acadêmica e grande experiência profissional nas disciplinas que ministram, aliando teoria e prática;
  • Estudos de caso para que haja uma fina sintonia entre as teorias e práticas adotadas no mundo dos negócios;
  • Exercícios e seminários realizados individualmente e em equipes alternadas, para a geração de networking diferenciado entre os alunos;
  • Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com orientação de um professor especialista;
  • Palestras e fóruns de discussão com temas relevantes e atuais para o melhor aproveitamento das atividades do curso;
  • Debates com líderes de diferentes setores da Economia;
  • Acesso à biblioteca física e digital (mais de 6.500 títulos atualizados no formato digital);
  • Curso com disciplinas de formação socioemocional no mundo corporativo (Soft Skills e Tomada de Decisão).

GRADE CURRICULAR

Teoria econômica sobre contratos e custos de transação. Análise de estudos de caso de contratos no processo de comercialização em diversos setores do agronegócio. Introdução à Administração Financeira. Introdução e análise dos Demonstrativos Financeiros. Administração do Capital de Giro. Decisões de Investimento em Longo Prazo. Conceito de Orçamento de Capital. Crédito rural para investimentos. Linhas de financiamento do BNDES Crédito agrícola comercial privado. Títulos de crédito do agronegócio. Financiamento de exportações de produtos agropecuários e lançamento de títulos no mercado internacional. Estratégias de financiamento para o agronegócio.

Classificação e agrupamento dos riscos no agronegócio nas seguintes categorias: riscos operacionais, agronômicos, de mercado, financeiros e institucionais. Metodologias para cálculo do risco e do retorno associados aos investimentos no agronegócio. Índice Sharpe. Gestão do risco. Contratos a termo, contratos futuros e opções agropecuárias.

Desenvolvimento associado à preservação do meio ambiente. Fundamentos de sustentabilidade. Economia de baixo carbono para diminuir os impactos sobre o meio ambiente, gerando emprego e desenvolvimento. Legislação Ambiental no Brasil (princípios e objetivos). Política nacional de meio ambiente. Código Florestal (Lei 12.651, de 25 de Maio de 2012). Indicadores e relatórios de sustentabilidade (componentes sociais, econômicas e ambientais. Agricultura de baixo carbono (sistema de integração lavoura-pecuária-floresta – iLPF).

Direito empresarial na empresa agrária. Direito do trabalho (contribuições previdenciárias aplicáveis ao agronegócio e as relações de trabalho e encargos trabalhistas). Direito ambiental (desenvolvimento econômico versus equilíbrio ambiental).

Governança empresarial. Governança familiar. Planejamento sucessório na gestão de empresas do agronegócio brasileiro. Benefícios e desafios da governança corporativa para o agronegócio.

Definição de estratégia. Diagnóstico estratégico. Diretrizes estratégicas. Objetivos e desafios empresariais. Estratégias empresariais para a vantagem competitiva no agronegócio. Processo de Gestão Estratégica.

Conceitos de logística e gestão da cadeia de suprimentos aplicados ao agronegócio. Logística como diferencial competitivo no agronegócio. Coordenação das operações de armazenamento, transporte e distribuição para a otimização da logística no agronegócio. Planejamento logístico no agronegócio com a utilização de modernas técnicas como softwares, dispositivos e outros sistemas.

Conjunto de estratégias para o desenvolvimento humano nas organizações do agronegócio. Gestão da comunicação interna entre gestores e trabalhadores. Contratação e manutenção de equipes. Capacitação e Desenvolvimento de equipes. Avaliação. Metas e Planos de Carreira. Liderança.

Meteorologia agrícola; agricultura de precisão e equipamentos autônomos. Rastreamento e Certificação. Defensivos e fertilizantes. Melhoramento genético de plantas através de cruzamento seletivo, hibridização ou ferramentas de biotecnologia. Big Data no agronegócio (geolocalização, características do solo, históricos de consumo de água e rotação de cultura).

Conceituação de cadeias produtivas no Agronegócio. Análise de competitividade da relação entre os agentes da cadeia. Desafios e oportunidades das cadeias produtivas do agronegócio. Ferramentas e ações assertivas de marketing para a gestão das cadeias produtivas.

Conceitos de Marketing. Marketing na gestão do Agronegócio. Análise sistêmica do Marketing no Agronegócio. Planejamento de marketing. Práticas e ferramentas de Marketing aplicadas no Agronegócio.

Desenvolvimento de competências gerenciais e um conjunto de habilidades visando a resolver problemas e tomar decisões no setor do agronegócio. Ferramentas para o processo decisório. Estudos de Casos.

Fundamentos de metodologia científica com vistas ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por parte do aluno. Principais técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa e a estrutura fundamental de um trabalho acadêmico.

Investimento

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Inscreva-se

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Telefone: (11) 2187-1230
WhatsApp: (11) 2187-1056

Rua Apeninos, 960 – Paraíso –
São Paulo – SP – CEP 04104-020

Rua Vergueiro, 1951 – Vila Mariana –
São Paulo – SP – CEP 04101-000