MBA em

Segurança Digital, Governança e Gestão de Dados - Ênfase em Perícia Forense Digital

Duração

364h - 12 meses

Dias

Sextas e Sábados

Horário

19h10 às 22h50 e das 9h às 13h

Localização

Campus Paraíso

Pós-graduação em

Segurança Digital, Governança e Gestão de Dados

Duração

448h - 24 meses

Dias

Terças e Quintas

Horário

19h10 às 22h50

Localização

Câmpus Paraíso

Sobre o curso

O MBA em Segurança Digital, Governança e Gestão de Dados da ESEG -Faculdade do Grupo Etapa é indispensável para os profissionais em um planeta interconectado e com tecnologias de transformação digital, pois os riscos e ameaças cibernéticas são uma realidade e representam uma preocupação constante nas empresas. 

Conhecer e saber empregar com proficiência as tecnologias e processos de cibersegurança são demandas para o mundo corporativo focado em dados. O curso abordará assuntos relacionados com a visão estratégica e técnica nas áreas de governança e gestão de dados nas empresas. Assuntos relevantes como criptoativos, inteligência artificial e a legislação sobre segurança e privacidade de dados serão amplamente tratados. Além dos conhecimentos citados, o curso possui um módulo on-line com um curso de “Perícia Digital Forense”.

Objetivos

O curso é uma especialização Lato Sensu que tem como propósito formar profissionais com habilidades e competências em Segurança Digital, Governança e Gestão de Dados para auxiliar as empresas a alavancar suas vantagens competitivas. O especialista formado na ESEG terá conhecimentos técnicos não somente em TI, mas também em gestão, inovação e Soft Skills, formando assim um profissional completo para atuar no atual cenário complexo das empresas.

Público-alvo

Todos os profissionais de distintas áreas do mundo corporativo, que desejam direcionar sua carreira para a área ou adquirir conhecimentos em Segurança Digital, Governança e Gestão de Dados. O curso também é destinado aos profissionais que almejam atuar na transformação e segurança digital das empresas no século XXI. Não é necessária a formação nem experiência nas áreas de Ciências de Dados ou TI.

DIFERENCIAIS

O curso apresenta elementos consagrados em sua metodologia, visando sempre atender aos anseios dos atuais profissionais do mercado.

Durante o programa, o aluno encontrará:

  • Aulas interativas e exposições dialogadas do corpo docente composto por professores mestres e doutores com excelente titulação acadêmica e grande experiência profissional nas disciplinas que ministram, aliando teoria e prática.
  • Estudos de caso para que haja uma fina sintonia entre as teorias e práticas adotadas no mundo dos negócios e TI;
  • Exercícios e seminários realizados individualmente e em equipes alternadas, para a geração de networking diferenciado entre os alunos;
  • Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com orientação de um professor especialista;
  • Palestras e fóruns de discussão com temas relevantes e atuais para o melhor aproveitamento das atividades do curso;
  • Debates com líderes de diferentes setores da Economia;
  • Acesso à biblioteca física e digital (mais de 6.500 títulos atualizados no formato digital);
  • Curso com disciplinas de formação socioemocional no mundo corporativo (Soft Skills e Tomada de Decisão);
  • Módulo on-line com o tema “Perícia Digital Forense”.

GRADE CURRICULAR

Ethical Hacking e Gestão de Vulnerabilidades no mundo corporativo – Carga Horária: 16h

Apresentação e estudo de técnicas de exploração de vulnerabilidades em sistemas digitais, bem como estratégias de mitigá-los dentro do contexto corporativo. Além de capacitar o profissional tecnicamente, o curso trará o conhecimento necessário para que ele seja capaz de planejar políticas de monitoração contínua e implantação de cultura de segurança da informação.

Gestão de Incidentes de Segurança da Informação – Carga Horária: 16h

Capacitação do profissional na criação de processos de detecção, alerta e resposta a incidentes relacionados a Segurança da Informação. Por meio dos conhecimentos adquiridos nesta disciplina, o profissional será capaz de projetar processos resilientes a incidentes, onde alertas de eventos adversos podem ser identificados e analisados para que ações de contenção e correção sejam tomadas no menor tempo de resposta possível.

Perícia Digital Forense – Carga Horária: 16h 

Apresentação de algumas práticas frequentes de crimes cometidos na internet ou em meios digitais fora dela, sempre com um viés de coleta e análise de evidências que possam servir de embasamento em provas que confirmem um crime de fato. Serão abordados conhecimentos de tecnologias de redes, tecnologias de forense computacional e utilização de ferramentas para o exercício das técnicas abordadas no curso.

Segurança da Infraestrutura de TI – Carga Horária: 16h

Estudo e análise de arquiteturas da infraestrutura de computação das empresas com o objetivo de identificar falhas e pontos de atenção com relação à segurança de dados. Desde o projeto de retenção de dados, com políticas de backup estabelecidas, passando pelo monitoramento constante do inventário de equipamentos e acompanhamento frequente de suas atualizações (verificação de obsolescência e atualizações de segurança), a disciplina dará uma visão geral de como manter a infraestrutura computacional eficiente e com um mínimo de brechas para o vazamento de informações e falhas.

Criptografia e Segurança de Aplicações – Carga Horária: 16h 

Apresentação de técnicas de criptografia para garantir a proteção de dados críticos, tanto em seu armazenamento quanto em sua transmissão pela rede. Especificamente, temos o contexto de aplicações seguras, que devem garantir a integridade do dado tanto por questões de privacidade quanto questões legais.

 Segurança em Cloud-Computing – Carga Horária: 16h

Disciplina direcionada à apresentação das particularidades da arquitetura em nuvem e suas necessidades relacionadas à segurança. Serão apresentados os problemas encontrados e as ferramentas disponíveis para mitigar os riscos inerentes à aplicações neste ambiente.

Cultura e Práticas DevSecOps – Carga Horária: 16h  

Estudo dos conceitos que envolvem o método DevSecOps, apresentando casos e situações que ele beneficia uma equipe. Tendo como objetivo a melhoria e automação do processo para que a esteira de entrega de software seja otimizada, reduzindo a chance de erros e diminuindo o tempo de inatividade.

Privacidade e Proteção de Dados – Carga Horária: 16h        

Apresentação dos conceitos e discussão de medidas aplicáveis para a garantia de ambos. Discussão de cases e metodologias de implementação que companhias podem seguir para garantir que o direito à privacidade está sendo garantido.

LGPD – Lei Geral de Proteção de Dados. Fundamentos e Gestão – Carga Horária: 16h

Discussão, aplicação e implementação de uma cultura que assegure o alinhamento da companhia à LGPD. Num contexto onde muitas interações são feitas digitalmente, empresas que têm acesso aos dados das pessoas devem garantir a correta manipulação deles, como descrito pela legislação.

Governança de Dados. Conceitos, políticas e padrões – Carga Horária: 24h  

Apresentação dos conceitos de governança dentro do contexto dos dados. Para isso, deve-se determinar quem tem permissão para realizar o que e com quais informações, sempre respeitando modelos pré-estabelecidos. Para que se tenha uma governança robusta é necessário que existam padrões e políticas estabelecidas e efetivamente utilizadas nos processos.

Algoritmos e Jurimetria – Carga Horária: 16h

Estudos de algoritmos que permitem a utilização da lógica matemática na lei, utilizando a restauração de dados legais por meios eletrônicos e permitindo a realização de cálculos de possibilidade legal, criando assim uma facilidade no âmbito do processo jurídico, agilizando-o.

Desenvolvimento de competências e habilidades no mundo corporativo na gestão de dados – Carga Horária: 16h

Apresentação de técnicas de desenvolvimento de características pessoais que permitem o melhor aproveitamento das habilidades dos colaboradores dentro do contexto de um contexto de gestão de dados.

Algoritmos, profiling e discriminação – Carga Horária: 16h

Discussões a respeito dos impactos do uso da tecnologia em sistemas que lidam com a análise de informações pessoais detalhadas para a determinação de padrões e perfis. Desta forma, são discutidas metodologias e técnicas de como desenvolver sistemas que não gerem resultados discriminatórios ou enviesados.

Estratégia e Governança em Cibersegurança. Princípios e aplicações – Carga Horária: 24h

Apresentação e estudo de metodologias de governança dentro desta área. Casos de uso direcionarão o aluno às melhores práticas, que visam manter o processo em funcionamento, sempre monitorando e mitigando possíveis riscos.

Análise e Gestão de Riscos de Segurança da Informação. Conceitos e Boas práticas – Carga Horária: 24h

Estudo de práticas dentro da gestão de risco, mantendo um ambiente monitorado e com seus riscos quantificados, de modo que seja possível suas ordenações de acordo com suas criticidades.

Analytics em Segurança da Informação – Carga Horária: 24h 

Utilização de ferramentas de analytics dentro do contexto de segurança da informação. Apresentação de casos de uso e metodologias de criação de visualizações de dados que permitam o monitoramento contínuo e garantam a atuação rápida em caso de problemas.

Metodologia e TCC-Trabalho de Conclusão de Curso

Estudo das metodologias de pesquisa e desenvolvimento de um trabalho de conclusão de curso dentro das normas estabelecidas. Este desenvolvimento será o produto do conhecimento adquirido pelo aluno no decorrer do curso.

Módulo on-line denominado “Perícia Digital Forense”. Módulo prático e aplicado.

Armazenamento de informação. Arquivos. Redes privadas e coorporativas. Virtualização. Windows. Linux. ProDiscover. AutoPsy. Investigação de memória Volatility. Capacidades forenses. Ferramenta Exif. Ferramenta Exif. OSINT. Forensica Legal.

Investimento

Clique aqui e receba informações sobre a mensalidade

Inscreva-se

logo-eseg-branco-data-science.png
Telefone: (11) 2187-1230
WhatsApp: (11) 2187-1056

Rua Apeninos, 960 – Paraíso –
São Paulo – SP – CEP 04104-020

Rua Vergueiro, 1951 – Vila Mariana –
São Paulo – SP – CEP 04101-000