Pós-graduação em

Produtos Financeiros e Gestão de Risco

Duração

384h - 14 meses

Dias

Terças e Quintas

Horário

19h10 às 22h50

Localização

Campus Paraíso

Pós-graduação em

Produtos Financeiros e Gestão de Risco

Duração

448h - 24 meses

Dias

Terças e Quintas

Horário

19h10 às 22h50

Localização

Câmpus Paraíso

Sobre o curso

A Pós-graduação em Produtos Financeiros e Gestão de Risco capacita os profissionais do setor com os conhecimentos profundos, teóricos e práticos da área financeira, da gestão de investimentos e da gestão de riscos no Brasil e no mundo. O curso propões estudos sobre as medidas de desempenho para avaliar, mensurar e administrar assertivamente os diversos tipos de riscos do mercado de capitais (riscos de mercado, de crédito, operacional e de liquidez). Para tanto é imperativo estudar o sistema financeiro nacional, o mercado de capitais, os aspectos regulatórios, além de outros tópicos inerentes ao tema, com os conceitos aprofundados e as melhores práticas do mercado financeiro, da gestão de investimentos e da gestão de riscos.

OBJETIVOS

O curso é uma especialização Lato Sensu que possui como propósito desenvolver e aprimorar habilidades e competências em Produtos Financeiros e Gestão de Risco. O curso também propõe formar um profissional apto a assumir posições de maior relevância nas empresas.

Público-alvo

Todos os profissionais de distintas áreas do mundo corporativo, que desejam direcionar sua carreira para a área de Produtos Financeiros e Gestão de Risco. Também é indicado que profissionais que possuem certa experiência na área e que desejam aprofundar seus conhecimentos.

DIFERENCIAIS

O curso apresenta elementos consagrados em sua metodologia, visando sempre atender aos anseios dos atuais profissionais do mercado.

Durante o programa, o aluno encontrará:

  • Exposições dialogadas do corpo docente composto por professores mestres e doutores com excelente titulação acadêmica e grande experiência profissional nas disciplinas que ministram, aliando teoria e prática;
  • Estudos de caso para que haja uma fina sintonia entre as teorias e práticas adotadas no mundo dos negócios;
  • Exercícios e seminários realizados individualmente e em equipes alternadas, para a geração de networking diferenciado entre os alunos;
  • Desenvolvimento de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com orientação de um professor especialista;
  • Palestras e fóruns de discussão com temas relevantes e atuais para o melhor aproveitamento das atividades do curso;
  • Debates com líderes de diferentes setores da Economia;
  • Acesso à biblioteca física e digital (mais de 6.500 títulos atualizados no formato digital);
  • Curso com disciplinas de formação socioemocional no mundo corporativo (Soft Skills e Tomada de Decisão).

GRADE CURRICULAR

Fundamentos e princípios da contabilidade básica. Análise das demonstrações contábeis, do balanço patrimonial, da demonstração de resultado, da demonstração das origens e aplicações de recursos, da demonstração das mutações do patrimônio líquido, da participação societária e variações do patrimônio líquido. Análise Econômico-Financeira de situações hipotéticas e verídicas. Contabilidade de Custos. Tomada de decisões abordando métodos de custeio e ponto de equilíbrio. Orçamento Operacional e financeiro. Verificação da situação econômico-financeira da empresa através dos indicadores de desempenho consagrados no mercado como liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análise horizontal e vertical.   

Panorama geral do mundo das finanças. Definição de lucro e riqueza. Estruturas de capital (próprio e de terceiros). Taxa mínima de atratividade (TMA). Custo médio ponderado do capital (WACC). Endividamento e benefício fiscal. Quantificação do capital de giro. Avaliação de ativos. Métodos para análise de investimentos (TIR, VPL e Payback). Análise e interpretação de estudos de casos.

Conceitos de matemática financeira: Juros Simples e Juros Compostos. Tipos de Taxas de Juros. Operações de Desconto. Equivalência de taxas e capitais. Cálculo do valor presente e valor futuro. Séries de Pagamentos. Sistemas de amortização mais utilizados: Tabela Price e Sistema de Amortização Constante. Método de análise de fluxos de caixa. Desconto racional composto e desconto comercial. Estatística básica aplicada à gestão de negócios. Tópicos de probabilidade e de estatística. Mensuração de retorno e de volatilidade.

Os principais conceitos econômicos, como demanda, oferta e as diferentes estruturas de mercado. A mensuração das atividades econômicas. Sistema financeiro nacional (SFN) e mundial. Políticas econômicas: monetária e fiscal. Inflação e regime de metas de inflação, canais de transmissão da política monetária. Trajetória da relação dívida/PIB e percepção de risco. Análise de conjuntura econômica doméstica e global.

Os pilares do pensamento administrativo. As escolas teóricas da Administração. Enfoques teóricos pós contingenciais e temas futuros em Administração. Estratégia Organizacional. Organizações no atual contexto global. Temas contemporâneos ao estudo organizacional: Sustentabilidade, Ética Organizacional e Responsabilidade Social Empresarial. Ferramentas aplicáveis à tomada de decisão organizacional. ESG (environmental, social and governance) para medir as práticas ambientais, sociais e de governança de uma empresa. Identificação e gerência de Riscos.

Conceitos introdutórios de risco e retorno. Eficiência de mercado e Teoria das Carteiras. Estratégia de administração e avaliação de performance de carteiras. Princípios de diversificação. Ineficiência e anomalias de mercado. Conceitos de arbitragem e de finanças comportamentais. Ativos e o Asset Liability Management (ALM). Ética, regulação e tributação em investimentos.

Introdução a fundos de investimentos. Características de fundos de renda fixa, fundos cambiais, fundos de ações, fundos multimercados, fundos exclusivos. Fundos de investimentos orientados à aposentadoria. Regulamentos gerais de fundos. Marcação a mercado e os fundos de investimentos. As cotas dos fundos e divulgação de informações ao público. Principais fontes de acompanhamento de dados de mercado. Questões regulatórias e tributação.

Conceitos gerais sobre renda fixa: definição, títulos, investidores (credores) e emissores (devedores). Taxa DI e taxa Selic. Retorno de títulos sem cupom.  O mercado de títulos públicos federais no Brasil: LTN, LFT, NTN. Precificação. O mercado de títulos privados: CDB, debêntures. Rentabilidade de títulos de renda fixa. Formação das taxas de juros e a Estrutura a Termo da Taxa de Juros (ETTJ). Duration e convexidade. Questões regulatórias e tributação.

Conceitos introdutórios de preço de um ativo e valor presente do fluxo de caixa descontado. Conceitos de home broker. Índice de bolsas. Análise técnica versus análise fundamentalista.  Direitos e proventos de uma ação: dividendos, juros sobre capital próprio, subscrição, bonificação. Mercado à vista. Aluguel de ações. Abertura de capital (IPO). O mercado global de ações: principais índices e conexões com o mercado doméstico.

O mercado futuro, mercado a termo e opções: conceitos, estratégias e aplicações. Derivativos de taxa de juros: principais modalidades de swaps (Pré-DI, Pré-IPCA, Pré-Dólar, Dólar-DI). Política cambial do Banco Central através do mercado de swap. Precificação de swaps. Regras de contabilização de instrumentos financeiros derivativos.

Intermediação financeira. Produtos de captação (operações passivas): Certificados de Depósito Bancário (CDB) e Recibos de Depósito Bancário (RDB). Letras de Câmbio. Letras Hipotecárias. Letras de Crédito Imobiliário (LCI). Letras de Crédito do Agronegócio (LCA). Produtos de empréstimos (operações ativas): Hot Money. Conta garantida/cheque especial. Desconto de duplicatas. Capital de giro. Compror e vendor. Microcrédito. Consignado. Financiamento imobiliário. Crédito rural. BNDES. Leasing. Aquisição de bens/CDC. Financiamento ao comércio exterior. Crédito livre e crédito direcionado. A formação das taxas de juros de empréstimos: spread bancário, risco de inadimplência de tributação. Os mercados de seguros e de resseguros no Brasil.

Riscos operacional, de crédito, de liquidez e de mercado. Riscos socioambientais. Gestão integrada de riscos ou Enterprise Risk Management (ERM) como elemento fundamental para o fortalecimento da governança corporativa e tomada de decisão das organizações. Acordos de Basileia e regulamentação financeira. Conceito de bolhas financeiras: desvios em relação aos fundamentos. Gerenciamento de risco: Value at Risk (VaR): conceitos, modelagem paramétrica e não-paramétrica e aplicações. Teoria dos Valores Extremos, Testes de Estresse. Elementos para a tomada de decisão sobre riscos.

Fundamentos de metodologia científica com vistas ao desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) por parte do aluno. Principais técnicas de pesquisa qualitativa e quantitativa e a estrutura fundamental de um trabalho acadêmico.

Investimento

Clique aqui e receba informações sobre a mensalidade

Inscreva-se

logo-eseg-branco-data-science.png
Telefone: (11) 2187-1230
WhatsApp: (11) 2187-1056

Rua Apeninos, 960 – Paraíso –
São Paulo – SP – CEP 04104-020

Rua Vergueiro, 1951 – Vila Mariana –
São Paulo – SP – CEP 04101-000