Núcleos de Pesquisa

São grupos formados por estudantes e professores orientadores que buscam interação acadêmica e empresarial para soluções de desafios complexos. A atividade fomenta a iniciação científica ao criar condições para o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas enquadradas em diferentes áreas de conhecimento.

– Núcleo de Criatividade Aplicada: desenvolve o processo criativo e emprega o design thinking para criar serviços e processos. Traz casos reais para entender a importância da criatividade como vantagem competitiva e aplicar o processo em resolução de problemas.

– Núcleo de Economia e Finanças: trata assuntos relacionados a finanças pessoais, corporativas e do mercado financeiro. São realizados estudos, pesquisas, seminários e debates acadêmicos.

– Núcleo de Empreendedorismo: incentiva a criação e gestão de empresas. Aberto à comunidade, desenvolve a cultura de suporte a micro e pequenas empresas, onde são debatidos temas como finanças para empreendedores, desenvolvimento de produtos e serviços e administração do tempo.

– Núcleo de Inteligência Artificial e Robótica: atua na interface das disciplinas como Estatística, Linguagens de Programação, Robótica e Internet das Coisas. Por meio de sugestões e pesquisas, são desenvolvidos projetos reais para o aprimoramento da criatividade no mundo da tecnologia e ciência de dados.

– Núcleo de Logística: realiza pesquisas e projetos que contribuem para a logística e suas operações, criando indicadores a serem aceitos como conceitos para o mercado. Possibilita aos estudantes contribuírem com ideias na busca da melhoria do desenvolvimento de sistemas, patentes e publicações em nível internacional.

– Núcleo de Pesquisas Jurídicas: promove pesquisas, seminários e debates na área de Direito Ambiental, uma linha de pesquisa que integra o Floresta sem Fim e apresenta, como temas iniciais, os problemas ambientais decorrentes do rompimento de barragens e a biopirataria.

– Núcleo de Sustentabilidade: discute e desenvolve iniciativas sustentáveis que englobam meio ambiente, economia e sociedade. Trazem ideias e soluções para os problemas cotidianos como o impacto socioambiental, viabilização econômica e reformulação de ações já desenvolvidas